Região Central: Aline Nobre, escritora nascida em Banabuiú, no Sertão Central do Ceará, integra a programação da 15ª Bienal do Livro do Ceará, maior evento literário do Estado, que acontece até o próximo domingo, 14, no Centro de Eventos, em Fortaleza. A presença da autora foi destaque na edição deste domingo (6) do jornal O Povo, que trouxe uma reportagem especial sobre a participação de escritoras do interior na Bienal.
A reportagem ressalta a importância da representatividade das mulheres do interior cearense no circuito literário e destaca a trajetória de Aline. “Criada em uma casa com poucos livros (…), a perspectiva mudou durante o 2º ano do ensino médio, quando, em uma atividade literária, leu um conto seu pela primeira vez. Após a recepção positiva dos colegas e a insistência de um professor, Aline começou a escrever e a armazenar seus textos em um blog”, diz um trecho da reportagem.
Com dois livros já publicados, a garota do blog se notabiliza pela qualidade dos seus textos. Seu mais recente livro é “Não existem borboletas na Antártica”, lançado em 2022. O livro foi inspirado em espécie de revival de Aline pelos “processos que passou durante sua infância”, diz o jornal.
Na entrevista ela declarou que “Estar na Bienal é levar meu trabalho para mais longe, furar a bolha e ter um evento que intermedeie a minha literatura para pessoas de uma realidade tão diferente”.
Aline participa do bate-papo Encontros entre o sertãopunk e o afrofuturismo, na próxima quinta-feira, dia 10. A presença de autoras do interior do Ceará, até então sem muita notabilidade ao nível estadual, na Bienal, reforça o papel do evento como espaço de escuta e valorização das vozes que emergem de fora dos grandes centros.
Ao compartilhar suas experiências e sua escrita com o público, ela também inscreve Banabuiú no circuito da produção literária contemporânea do Estado, ampliando os horizontes da cultura cearense.
Região Central: A Câmara Municipal de Ibaretama sediou, nesta quinta-feira (24), uma...
por:Redação25/04/2025Região Central: O Governo Municipal de Banabuiú efetivou, na última terça-feira (22),...
por:Redação24/04/2025Região Central: Um carro capotou na manhã desta terça-feira (22) na CE-375,...
por:Redação23/04/2025Região Central: Um trecho da BR-020, entre os municípios de Boa Viagem...
por:Revista Central22/04/2025