Lar Nacional Em derrota histórica, Senado rejeita indicação de Jorge Messias para o STF
NacionalÚltimas notícias

Em derrota histórica, Senado rejeita indicação de Jorge Messias para o STF

215
Advogado-geral da União e indicado ao Supremo Tribunal Federal, Jorge Messias, e presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). — Foto: Ricardo Stuckert / PR

O Plenário do Senado Federal rejeitou nesta quarta-feira (29) a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Essa é a primeira vez desde 1894 que os senadores rejeitam uma indicação do presidente da República ao Supremo.

Messias foi rejeitado por 42 votos a 34. A votação foi secreta. O ministro de Lula precisava do apoio de ao menos 41 dos 81 senadores, a maioria absoluta.

Com a rejeição, o presidente Lula terá que enviar um novo nome para ocupar a vaga deixada por Luis Roberto Barroso no Supremo, que precisa do aval do Senado para assumir.

Messias é a terceira indicação do governo Lula para o STF neste mandato. Antes dele, Cristiano Zanin e Flávio Dino chegaram à Corte.

Mais cedo, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou a indicação de Messias por 16 votos a 11. O Plenário ainda precisava votar e dar aval ao nome.

Durante a sabatina na CCJ, Messias reforçou sua posição contrária ao aborto e criticou as decisões individuais do STF que, segundo ele, diminuem a dimensão institucional do Supremo.

Sem citar o código de ética que tem movimentado os bastidores da Corte após o escândalo do Banco Master, Messias disse que o Supremo deve estar “permanentemente aberto a aperfeiçoamentos”.

Houve alguma rejeição antes?

O Senado Federal rejeitou 5 indicações para ministro do Supremo Tribunal Federal em 1894, durante o governo do marechal Floriano Peixoto.

Os indicados foram: Barata Ribeiro, Innocêncio Galvão de Queiroz, Ewerton Quadros, Antônio Sève Navarro e Demosthenes da Silveira Lobo.

Indicado de Lula para o STF

Atual ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias foi escolhido para ocupar o lugar deixado por Luís Roberto Barroso, aposentado no fim do ano passado. Esta é a terceira indicação de Lula para uma vaga no STF neste mandato.

Com informações do G1

Artigos relacionados

Sertão CentralÚltimas notícias

Grave acidente com ônibus deixa vários feridos na zona rural de Canindé

Um grave acidente envolvendo um ônibus foi registrado na manhã deste sábado...

PolicialÚltimas notícias

Influenciadora denuncia importunação sexual durante viagem de ônibus no Ceará

A influenciadora digital Scarlate Salmito denunciou ter sido vítima de importunação sexual...

PolicialÚltimas notícias

Dono de fazenda onde polícia encontrou 290 mil pés de maconha é solto

O proprietário da fazenda localizada no município de Acopiara, no Centro-Sul do...

QuixeramobimÚltimas notícias

Ônibus da Guanabara e caminhonete colidem na CE-060, em Quixeramobim

Região Central: Uma colisão envolvendo um ônibus da empresa Guanabara e uma...