Lar Quixadá Diocese de Quixadá autoriza volta de missas com público a partir de 13 de setembro
QuixadáSertão Central

Diocese de Quixadá autoriza volta de missas com público a partir de 13 de setembro

155

Quixadá: a Diocese de Quixadá publicou um comunicado oficial em seu site onde anuncia a autorização da celebração de missas com a presença de fiéis. De acordo com o aviso, tornado público na tarde desta quarta-feira (2), as missas poderão retornar a partir do dia 13 de setembro, data que deve coincidir com o 24º domingo do Tempo Comum. Com o aviso, todas as paróquias das 14 cidades que fazem parte da Diocese de Quixadá poderão reabrir as portas.

No aviso, a Diocese afirmou que tem a convicção de que a pandemia do coronavírus, fator que provocou o fechamento das assembléias no último dia 19 de março deste ano, ainda permanece, embora num cenário bem menos grave, por isso decidiram reabrir os templos tomando todos os cuidados necessário. “Percebemos que chegou o tempo de retornarmos às nossas Igrejas, seguindo todos os protocolos e orientações das autoridades sanitárias, como o uso obrigatório de máscara, utilização de álcool em gel e distanciamento entre os fiéis”.

O órgão religioso reforçou que estará sempre dedicado à preservar e a defender as vidas dos cristãos, por isso, destacou que promoverá a permissão de retorno dos fiéis às missas com prudência e responsabilidade. Os cristãos que são considerados do grupo de risco, continuam dispensados do preceito dominical, ou seja, da obrigatoriedade de assistir à missa presencialmente aos domingos, sendo conferido a eles a alternativa de poder participar das celebrações pelas redes sociais.

Outra vez

Essa é a segunda vez que a Diocese de Quixadá emite uma autorização para que os padres possam voltar a promover missas com a presença de fiéis. No último dia 16 de julho, o bispo Dom Ângelo Pignoli havia divulgado uma carta onde permitia missas abertas ao público a partir do dia 16 de agosto. “O retorno das celebrações deve acontecer gradualmente, cabendo a cada padre de sua cidade, determinar o horário e quais as condições deverão ser consideradas para que o retorno das celebrações ocorram de forma segura e organizada”.

No entanto, uma semana depois, o conteúdo da carta escrita por Dom Ângelo teria sido revisto internamente e o bispo voltou atrás em um novo comunicado, afirmando que as missas seguiriam suspensas presencialmente e apenas com transmissão pela internet. “Neste momento de pandemia resolve esperar e não reabrir as igrejas para missas presenciais até que o momento seja favorável para a região onde estamos”. A decisão, conforme a Diocese, teve foco no cuidado com a vida das pessoas.

Artigos relacionados

Sertão CentralÚltimas notícias

Carreta com carga de milho tomba em curva na BR-020 em Boa Viagem

Região Central: Uma carreta carregada de milho tombou na tarde deste domingo (26)...

QuixadáÚltimas notícias

Caso Barroso e relatos de avistamento de OVNIs transformaram Quixadá na capital da ufologia

Quixadá: basta virar uma esquina andando pelas ruas de Quixadá que, com...

Sertão CentralÚltimas notícias

Velório do padre Sebastião acontece em Ibaretama e cortejo sairá às 15h com destino a Quixadá

Região Central: O corpo do padre Sebastião Firmiano da Silva está sendo...