Em nota, Diocese de Quixadá afirma que igrejas do Sertão Central vão continuar fechadas

compartilhar no:

Quixadá: a passagem para a a Fase 2 em Fortaleza do plano da retomada econômica prevê que igrejas e templos religiosos possam voltar a funcionar gradualmente, e isso gerou uma grande expectativa nos municípios do interior, em fiés que aguardam ansiosos o retorno das celebrações religiosas. Mas nessa região do Estado, a ordem é manter as igrejas fechadas por uma medida preventiva.

Em nota divulgada na tarde desta terça-feira (23), a Diocese de Quixadá afirmou que “neste momento de pandemia resolve esperar e não reabrir as igrejas para missas presenciais até que o momento seja favorável para a região onde estamos”. A decisão, conforme a Diocese, teve foco no cuidado com a vida das pessoas.

A Diocese de Quixadá é responsável por 21 paróquias na região do Sertão Central e do Maciço de Baturité. O bispo, Dom Ângelo Pingnolle já havia se pronunciado também através de nota outras vezes, e por meio de transmissões nas redes sociais da Diocese, que prefere ter cautela e seguir a determinação da arquidiocese de Fortaleza. Com isso, as igrejas das cidades onde a Diocese de Quixadá coordena, como Quixadá, Quixeramobim e Banabuiú, não poderão reabrir.

O Plano de Retomada da Economia prevê na fase 2 que templos religiosos possam voltar a funcionar, desde que contenha apenas 20% de seu público habitual em celebrações presenciais. No fim da última semana, a Arquidiocese de Fortaleza disse oficialmente que mesmo com a chegada da Fase 2 do plano, as igrejas da Capital vão permanecer fechadas e que “as atividades só voltarão a acontecer quando as condições de segurança sanitária permitirem o funcionamento pleno das igrejas”.