A população do Município de Quixeramobim reagiu com indignação após reportagem publicada no portal Revista Central, que denunciou que a Câmara de Vereadores tem 59 assessores em cargos comissionados. Eles estão assumindo vagas sem qualquer concurso público naquela Casa do Povo.
A polêmica ganhou conta das redes sociais, pessoas compartilharam reportagens comentando e pedindo providências ao Ministério Público. A população do município de Quixeramobim exige que os promotores de justiça que atuam naquela Comarca adotem imediatamente providências, por exemplo, recomendando que esses assessores sejam imediatamente exonerados de suas funções.
A população pede ainda que o MPCE busque viabilizar concurso público, retirando assim, os cabides de empregos.
Durante esta quarta-feira, 19, os vereadores se reuniram em mais uma vez em uma sessão onde prometia uma grande polêmica, mas a princípio ocorreu uma espécie de acordam entre oposição e situação. De um lado o presidente François Saldanha acuado com os escândalos dos comissionados, do outro, o vereador Roberlan Mesquita Saldanha que acusou e não provou que a esposa do presidente teria comprado uma geladeira por R$ 25 mil reais.
O presidente François Saldanha prometeu causar reviravolta no caso de sua esposa, que foi denunciada por Roberlan Mesquita, onde alegou que a ex-secretária de saúde (esposa de François) havia comprado uma geladeira de R$ 25.000 mil reais. O vereador prometeu levar provas concludentes, mas acabou não falando nada durante a sessão. François não comentou nada.
Conheça: Câmara de Quixeramobim tem 3 concursados e 59 comissionados, nomeados por François
Sobre o escândalo das assessorias, François disse que não poderia fazer concurso para assessores de vereadores. Reconheceu que alguns parlamentares ainda não têm assessores e prometeu que em 2018, todos terão, o que em tese mais contratações serão realizadas. De forma irônica, ele garante que a Câmara tem é aumentado o auto-estima da população.
A vereadora Terezinha Pimentel exigiu as suas vagas de seus assessores, ela denuncia que não tem nenhum assessor, enquanto aquela Casa tem 59. A vereadora ficou revoltada ao saber da situação da Câmara.
A Câmara Municipal dos Vereadores de Quixeramobim se vê diante de escândalos, o que deixa claro que aquele Poder perdeu a sua legitimidade para fiscalizar. Para se ter ideia, alguns vereadores se quer sabiam da quantidade exorbitante de pessoas comissionadas naquela Casa, isso deixa claro que eles não estão desempenhando o seu papel. Se eles não fiscalizam o presidente da Câmara, imagina o Executivo.
O presidente François Saldanha desafia as autoridades que combatem esse tipo de politicagem. Garante que em janeiro de 2018, os vereadores que não tem assessores, passarão a ter, ou seja, tudo indica que haverá aumento significativo desses comissionados.
Enquanto isso, pessoas que estudam e mereciam assumir uma função pública não tem oportunidade por não ter um padrinho político. Cabe o Ministério Público adotar medidas necessárias. A população assim espera.