Quixadá: A pedido do Ministério Público do Ceará (MPCE) um ex-professor do curso de medicina de uma instituição de ensino superior, que também é médico, foi preso em Quixadá, nesta quinta-feira (29), por suspeita de assédio sexual e violência psicológica contra uma ex-aluna.
A operação Bisturi Acadêmico foi deflagrada pelo MP, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Quixadá, em conjunto com equipes da Delegacia de Defesa da Mulher e da Polícia Militar.
Segundo o MPCE, a ação foi coordenada pelo promotor de Justiça Bruno Barreto e teve como objetivo cumprir mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão.
“A ordem de prisão, expedida pelo juízo da 1ª Vara Criminal de Quixadá, considerou indícios de que o investigado, enquanto docente em instituição de ensino superior local, utilizava sua posição para constranger a então aluna a manter relações de cunho sexual, oferecendo vantagens acadêmicas, como acesso a avaliações e pontos em trabalhos”, disse o MPCE em nota à imprensa. Há também indícios de outras condutas possivelmente criminosas e de outras vítimas, razão pela qual as investigações prosseguem até completa elucidação dos fatos.
Segundo o Ministério Público, a medida cautelar foi necessária não apenas pela gravidade dos fatos, mas também para garantir a ordem pública, preservar o andamento das investigações e evitar novas abordagens ou intimidações à vítima.
O processo tramita em segredo de Justiça, por essa razão, tendo em vista a preservação da identidade das supostas vítimas, o RC decidiu por não revelar o nome do médico investigado.
