Lar Nacional Açude Quixeramobim atinge cota máxima e volta a sangrar após um ano, nesta sexta-feira (5)
NacionalQuixeramobim

Açude Quixeramobim atinge cota máxima e volta a sangrar após um ano, nesta sexta-feira (5)

217
Açude Quixeramobim começou a sangria nesta sexta-feira (5) (Foto: reprodução)

Quixeramobim: praticamente um ano depois de sangrar após um intervaloi de 12 anos de castigo pela seca, a barragem do Quixeramobim, principal fonte de abastecimento do município, voltou a sangrar. As águas começaram a verter pelo sangradouro ainda na madrugada.

Por volta de uma da manhã a água já escorria por uma das 14 rampas do sangradouro. O volume foi aumentando no decorrer da madrugada e desde às seis da manhã vem ficando cada vez mais forte.

O açude do Quixeramobim foi construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) em 1960, e possui a capacidade de 7,88 Milhões de m³. No dia 2 de abril de 2023 ele sangrou depois de 12 anos sem cheia, período em que o açude foi castigado pela seca.

No ano passado a sangria virou um espetáculo na cidade. A ponte da barragem, que serve de rota para veículos intermunicipais, ficou lotada. O movimento foi tanto que Quixeramobim mais parecia estar vivendo um daqueles climas semelhantes ao final de uma copa do mundo. Cenário bem diferente de agora: o movimento de curiosos na barragem era praticamente nulo no início desta sexta-feira (5).

A sangria do Quixeramobim vinha sendo aguardada com expectativa nos último dias. Com a cheia do Fogareiro, que desagua no reservatório que está sangrando agora, a esperança pela sangria ficou ainda maior. Na noite desta quinta-feira (4), a lâmina do açude apontava que restava 10 centímetros para ele atingir a cota máxima, o que aconteceu durante a madrugada.

Artigos relacionados

NacionalÚltimas notícias

Alexandre de Moraes rejeita pedido de Carlos Bolsonaro para visitar o pai no dia do seu aniversário

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou o...

NacionalÚltimas notícias

Crime inusitado: Gari é assaltado e tem até dentadura levada por criminoso

Um assalto registrado na manhã de quarta-feira (3), na Lapa, Zona Oeste...

Nacional

Como o cartão multibenefícios ajuda no bem estar dos funcionários

A busca por ambientes de trabalho mais saudáveis, produtivos e humanizados tem...

NacionalÚltimas notícias

Tragédia no zoológico: leoa mata homem após invasão em jaula em João Pessoa

Um grave incidente no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, também conhecido como “Bica”,...