Lar Ceará Cidades do Sertão Central registram aumento de 6% em homicídios no primeiro semestre de 2022
CearáQuixadáQuixeramobimSertão Central

Cidades do Sertão Central registram aumento de 6% em homicídios no primeiro semestre de 2022

225
Os números refletem um aumento se considerado o mesmo período do ano passado, conforme os apontamentos da SSPDS (Foto: reprodução redes sociais)

Os relatórios e levantamentos com os números de ocorrências da Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS-CE) mostram, de maneira geral, que os registros de crimes e homicídios no estado diminuíram. Mas em algumas regiões, foi possível notar um aumento nas ocorrências no primeiro semestre deste ano, se comparado com o semestre do ano passado.

Foi o que constatou o Revista Central ao analisar os dados da SSPDS-CE e divulgados há cerca de duas semanas pelo jornal O Povo. A região do Sertão Central registrou aumento de quase 6% no número de assassinatos e mortes por armas de fogo nos primeiros seis meses desde 2022, conforme os dados.

Para entender o comparativo é preciso antes entender como é feita essa logística pela própria Secretaria de Segurança. Por uma questão operacional a SSPDS acopla os municípios em Áreas Integradas de Segurança (AIS) e ficam submetidas ao comando coordenado das operações da Secretaria.

Por questões geográficas, os municípios do Sertão Central são divididos em três AIS: a AIS 15 onde estão Canindé, Caridade, Paramoti, Itatira, Madalena, Boa Viagem; a AIS 22, onde ficam Mombaça e Piquet Carneiro, mas a grande maioria se concentra na AIS 20, que é formada por 13 municípios, sendo 12 do Sertão Central: Senador Pompeu, Pedra Branca, Milhã, Dep. Irapuan Pinheiro, Solonópole, Ibicuitinga, Morada Nova, Quixadá, Choró, Ibaretama, Banabuiu e Quixeramobim.

De acordo com os dados da SSPDS-CE, de janeiro até o final de junho foram contabilizados 71 homicídios na AIS 20. Abril teve 16 registros e foi foi o mês com o maior número de mortes. Janeiro teve 14 e fevereiro registrou 13. Em março e maio os crimes foram nove, segundo os dados, e voltaram a subir em junho, quando atingiram 10 registros.

Apesar das reduções nos índices de criminalidade em todo o Ceará, apontado pela Secretaria de Segurança antes do período eleitoral, quando os dados podiam ser acessados, no Sertão Central o primeiro semestre deste ano foi mais sangrento do que em 2021. Foram 71 mortes de janeiro a junho de 2022 e 67 no mesmo período do ano passado, um aumento de 5,97%.

Na AIS 15 houve redução dos crimes neste semestre. Foram 76 contra os 78 registrado em 2021. Na AIS 22 a situação foi extremamente reversa, os crimes foram poucos, apenas oito frente aos seis registrados em 2021, mas o pequeno aumento de dois casos impacta num percentual 33,33% maior, segundo as projeções da SSPDS.

No Ceará como um todo, o primeiro semestre mais violento foi na AIS 3, na Capital, onde fica a região da Grande Messejana. Os números de crimes cresceram absurdamente, o que fez com que a Secretaria de Segurança aplicasse todos os seus esforços naquele bairro. “toda a nossa prioridade hoje” se volta para aquela região”, disse ao O Povo, o secretário Sandro Caron.

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Tragédia: incêndio atinge casa de protetora de animais e cão morre após inalar fumaça no Ceará

Um incêndio atingiu, na tarde desta sexta-feira (11), uma residência onde uma...

QuixeramobimÚltimas notícias

Recomeço: Ana Clara revela nova cirurgia e transforma trauma em luta contra a violência

Quase quatro meses depois de sobreviver a uma tentativa de feminicídio, Ana...

CearáÚltimas notícias

Tristeza: Universitária morre após acidente de motocicleta durante viagem no Ceará

Uma universitária de 30 anos morreu após sofrer um grave acidente de...

Sertão CentralÚltimas notícias

Usina que fabricava material para asfalto pega fogo na zona rural de Boa Viagem

Região Central: Uma usina de asfalto foi atingida por um incêndio na localidade...