Lar Ceará Total de raios que caíram de janeiro a julho em Quixadá já é mais do que o triplo de registros de 2021
CearáQuixadáSertão Central

Total de raios que caíram de janeiro a julho em Quixadá já é mais do que o triplo de registros de 2021

172
Flagrante de um raio feito em março de 2017 em Quixadá (Foto: Arquivo RC)

O total de raios que caíram apenas no primeiro semestre deste ano no município de Quixadá, já é mais do que o triplo do total registrado durante todo o ano passado. No Ceará e na região do Sertão Central, também houve aumento no número de descargas elétricas.

Os números foram solicitados pelo Revista Centra à Empresa de Energia Elétrica do Ceará (Enel), que repassou o levantamento exclusivo, encomendado pelo site, nesta quinta-feira (28).

A empresa confirmou que de janeiro de 2022 até a última quinta, foram contabilizados 2.332 raios em Quixadá. Durante todo o ano passado, o número de raios foi mais de três vezes menor, apenas 746 ocorrências registradas pela Enel no município.

O cenário local é um reflexo de um recorte geral: em todo o Ceará já caíram 149 mil raios este ano, enquanto que durante o primeiro semestre do ano de 2021, foram contabilizadas 81 mil descargas, esse cenário representa um aumento de 84% de acordo com as projeções da Enel.

Os municípios onde mais caíram raios neste primeiro semestre de 2022 foram Granja, Santa Quitéria e Morada Nova. Esses municcípios geralmente são os que anualmente contabilizam um grande acúmulo de descargas.

E não foi somente no Ceará que o total de raios foi superior ao ano passado, na região do Sertão Central também houve aumento. Até agora, segundo os dados da Enel, já foram registrados 12.251 raios. No ano passado, neste mesmo período, foram 5.149.

Os crescentes índices na queda de descargas elétricas pode estar asociado algum fenômeno meteorológico, que pode ter sido favorecido pela maior incidência de chuvas, observada na quadra chuvosa deste ano. As precipitações atingiram índices acima e dentro da média, em cada período diferente contabilizado.

As descargas atmosféricas no Ceará foram contabilizadas através do Sistema de Monitoramento e Alerta, da Enel. O sistema emite boletins diários sobre as condições meteorológicas de todo o Ceará e antecipa contingências no atendimento de emergência. Além disso, o programa conta com previsão de chuvas, monitoramento das áreas e alertas para previsão de riscos em cada local monitorado.

A Companhia de distribuição de energia faz a recomendação de ações preventivas que a população pode executar durante uma tempestade. Veja abaixo. Dentro de casa: Evitar o uso do celular, secador de cabelo, ferro elétrico e outros aparelhos conectados à tomada; Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica Evitar consertos de instalações elétricas Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar. Fora de casa: Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Artigos relacionados

QuixadáÚltimas notícias

Justiça manda Enel ligar energia após prisão de 15 moradores de comunidade em Quixadá

A prisão em flagrante de 15 moradores por ligações clandestinas de energia...

QuixadáÚltimas notícias

Incêndio se espalha por residência e é combatido pelos Bombeiros no Centro de Quixadá

Região Central: Na tarde desta quarta-feira (12), o Corpo de Bombeiros Militar...

CearáÚltimas notícias

Homem sofre descarga elétrica e cai de telhado após vara encostar em fiação

Um homem sofreu uma descarga elétrica e caiu do telhado de um...

Sertão CentralÚltimas notícias

Milhã amplia produção de leite e supera Quixeramobim em levantamento da CNA

Região Central: Milhã registrou uma produção média de cerca de 350 litros...