Lar Ceará Tribunal de Contas começa produção de relatórios sobre fase de transição em prefeituras do interior
CearáSertão Central

Tribunal de Contas começa produção de relatórios sobre fase de transição em prefeituras do interior

142
Prefeitura Municipal de Boa Viagem (foto: site Sert News)

A operação “Transição Responsável”, feita pelo Tribunal do Contas do Ceará em conjunto com o Ministério Público do Estado, realiza nesta próxima semana, de 7 a 11/12, a fase de elaboração dos relatórios de fiscalização.

“Nesta semana, as equipes de fiscalização irão elaborar os relatórios sobre as constatações advindas dos procedimentos de coleta e análise de informações. O intuito é fornecer aos conselheiros deste Tribunal subsídios que auxiliem na tomada de decisões”, explicou o secretário de Controle Externo, Carlos Nascimento. A etapa de coleta de dados nos 18 municípios selecionados para serem fiscalizados neste período de mudança de gestão nas administrações municipais foi concluída na sexta-feira (4/12).

Um dos últimos municípios alvos da fiscalização foi Boa Viagem, no Sertão Central. O Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC), e TCE encerraram na sexta, três dias de fiscalização presencial na Prefeitura. A inspeção ministerial, coordenada também pela Procuradoria dos Crimes contra Administração Pública (PROCAP), tinha caráter preventivo e visa a acompanhar os atos e serviços da atual gestão municipal relacionados à transição para o novo mandato naquele Poder Executivo.

Dentre os aspectos fiscalizados, os promotores de Justiça buscaram verificar notadamente a transparência e a disponibilidade das informações, a regularidade dos atos administrativos e a continuidade dos serviços públicos mais relevantes. Outros municípios cearenses também estão recebendo membros do MPCE e auditores do TCE, em virtude do projeto “Transição Responsável”, idealizado pelas duas instituições para garantia do interesse público e dos direitos dos cidadãos.

As equipes que integram o Grupo de Trabalho (GT) da “Transição Responsável”, estão atuando em dois focos: um direcionado à busca de possíveis irregularidades durante os registros contábeis, financeiros e patrimoniais referentes aos atos de gestão praticados antes, durante e após a eleição; e outro com o intuito de identificar possíveis irregularidades em gastos com pessoal nos atos de gestão praticados antes da eleição.

Artigos relacionados

Sertão CentralÚltimas notícias

Quixadá e cidades do Sertão Central recebem novos veículos e equipamentos para Guardas Municipais

Municípios do Sertão Central estão entre os contemplados pelo Governo do Ceará...

Sertão CentralÚltimas notícias

Tragédia anunciada: Ônibus escolar perde pneus durante percurso com alunos em Choró

Região Central: Entregar os filhos ao transporte escolar em Choró tem se...

Sertão CentralÚltimas notícias

Motorista perde controle durante travessia e carro cai em riacho na zona rural de Mombaça

Região Central: Um carro acabou dentro de um riacho após um incidente...

CearáÚltimas notícias

Cliente denuncia golpe com imagens feitas por IA após encomenda de fardamentos

Um cliente registrou um boletim de ocorrência por estelionato após afirmar ter...