Lar Ceará Cemitérios terão esquema de segurança para evitar aglomerações no dia de finados
Ceará

Cemitérios terão esquema de segurança para evitar aglomerações no dia de finados

179
Cemitério São João Batista no Cariri: operação quer barrar aglomerações (Foto: reprodução)

No dia de finados, é grande a expectativa de pessoas que passem pelos cemitários com o intuito de fazer suas orações de modo mais presente, sob o túmulo dos entes queridos. Essa tradição anuialmente provoca justamente aquilo que, no momento, é o que as autoridades em saúde mais estão buscando combater: aglomeração. Por isso na Capital e em Juazeiro do Norte, maior cidade do Ceará, haverá um esquema paara evitar tumulto.

“Os cinco cemitérios públicos de Fortaleza terão uma operação integrada, entre este sábado (31) e segunda-feira (2), devido ao Dia de Finados em meio à pandemia do novo coronavírus. Segundo orientações da Prefeitura Municipal, o público pode comparecer aos equipamentos durante o fim de semana para evitar concentração no feriado, e pessoas do grupo de risco à doença precisam evitar ir aos locais”, informou o jornal Diário do Nordeste.

Somente no Cemitério do Bom Jardim, a média anual é de 40 mil pessoas presentes na data. Serão 62 agentes administrativos da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger) divididos entre os cemitérios para orientar e organizar o fluxo de pessoas. “Vamos agilizar a identificação dos túmulos para que as famílias não percam tempo e não gerem aglomeração. Diferente dos últimos anos, estarão proibidos todos os atos ecumênicos e todos os atos que possam gerar aglomeração nós cemitérios”, completa Alanderson Mangueira, titular da pasta.

Cariri

Já na região do cariri cearense, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte, expediu recomendações direcionadas aos agentes públicos e privados do Município para prevenir eventos que possam gerar aglomerações em cemitérios e igrejas durante o Dia de Finados. Os documentos contêm diversas orientações ao prefeito, Secretaria municipal e Superintendência Regional de Saúde, Guarda Municipal, Polícia Militar, Autarquia de Trânsito e entidades privadas, como igrejas, cemitérios, hotéis, pousadas ou outros estabelecimentos do setor hoteleiro.

O promotor de Justiça Flávio Côrte Pinheiro solicita que os prefeitos adotem as providências necessárias para impedir, em todo território municipal, a realização de eventos que gerem aglomerações, em desconformidade com as medidas sanitárias vigentes. Os gestores públicos municipais também devem acompanhar o setor hoteleiro, em relação à limitação da capacidade de operação em 60%, durante o feriado de 02 de novembro, solicitando a lista de reservas dos hotéis e pousadas.

Aos representantes de entidades religiosas e cemitérios, o MPCE solicita que sejam cumpridas as medidas previstas no Protocolo Setorial 14 do Decreto Estadual durante as celebrações. Pessoas que apresentem algum dos sintomas da Covid-19, não poderão participar das atividades; e deve ser vedada a entrada e a permanência de pessoas que não estiverem utilizando máscara de proteção facial; dentre outras recomendações.

 

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Caminhão com carga de combustível pega fogo na BR-020 próximo a Canindé

Sertões de Canindé: Um caminhão-tanque que transportava combustível pegou fogo no final...

CearáÚltimas notícias

Após resgate, idosa que trabalhou 55 anos sem salário deixa residência de empregadores

A idosa de 62 anos resgatada em condições análogas à escravidão em...

CearáÚltimas notícias

Homem sofre descarga elétrica e cai de telhado após vara encostar em fiação

Um homem sofreu uma descarga elétrica e caiu do telhado de um...