O escritório no Brasil do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), agência da ONU de relevância global e focada na proteção de direitos das crianças e adolescentes no planeta, comentou sobre o assassinato da jovem Ana Kévile, de 17 anos, em Deputado Irapuan Pinheiro, e emitiu nota onde manifestou indignação pelo caso.
“O Unicef manifesta indignação com mais um feminicídio no Brasil. Cada morte violenta de uma adolescente revela que chegamos tarde demais”, diz a nota. “Ama Kévile, de 17 anos, foi morta após recusar o assédio de um homem. Sua morte não foi um acidente nem um crime isolado. É a expressão mais brutal da misoginia e de uma cultura que pune meninas por dizer não”.
LEIA TAMBÉM: Jovem é morta a tiros em Deputado Irapuan Pinheiro após recusar pedido de namoro
Exclusivo: Testemunhas detalham assassinato brutal da adolescente em Dep. Irapuan Pinheiro
Homem que matou jovem de 17 anos em Dep. Irapuan Pinheiro é preso nesta terça-feira (28)
A manifestação revela a dimensão nacional do crime que ganhou uma proporção de indgnação sem precedentes. Diversos veículos de imprensa, páginas de entidades e organizações não governamentais, no Ceará e no País, comentaram o caso manifestando repúdio e cobrando por justiça.
“Moradora de Deputado Irapuan Pinheiro, no Ceará, a adolescente participava há seis anos do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), uma das ações do Selo Unicef. (…) Neste momento de dos, o Unicef se solidariza com a família de ana, seus amigos, amigas, colegas e toda a comunidade local e trabalha para que providências sejam tomadas”, diz a nota.
A jovem foi morta por um homem de 39 anos, após recusar as investidas que ele fazia para ter uma relação com ela. Inconformado com as negativas de Ana Kévile, José Arimatéa Felipe saiu do posto de combustível onde a jovem estava com amigos, e voltou em seguida com uma arma, que usou para matar a adolescente com dois tiros na cabeça.
48 horas depois de ser procurado em uma ação ininterupta da Polícia Militar e Civil do Ceará, o autor do crime que é conhecido pela aucunha de Derimar, foi encontrado e preso em um imóvel na zona rural de Acopiara, na manhã desta segunda-feira (28).
