Ibaretama tem maior volume de chuva na região nos dois primeiros meses da quadra chuvosa

compartilhar no:
Registro de chuva em Ibaretama (Foto: Facebook reprodução/Arquivo)

Região Central: Nos meses de fevereiro e março, os dois primeiros da quadra chuvosa no Ceará, o município de Ibaretama se destaca como o que teve o maior volume de chuvas entre todos os municípios do Sertão Central, se comparado com o volume esperado.

As informações são da Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia). De acordo com a média história (ou seja, o total esperado para aquele período, com base em registros de anos anteriores), o total esperado para os meses de fevereiro e março em Ibaretama é 257.2 mm, mas choveu 487,8 mm.

O aumento no volume de água nos dois primeiros meses, representa um desvio positivo de quase 90%.

A observação do sertanejo de que a chuva tem sido menor no primeiro bimestre da quadra chuvosa, foi confirmada pela Funceme. Somente seis dos 18 municípios da região, tiveram mais chuvas do que o esperado para o período. Os outros 12 tiveram volume hídrico abaixo da média.

Em Quixadá também choveu mais do que o comum para os meses de fevereiro e março, mas foi uma diferença quase imperceptível. Enquanto o esperado era de 260.2 mm, choveu 275.8 mm, uma diferença de 6%, segundo os cálculos da Fundação.