Vereadores de Quixeramobim se declaram leigos, contrariam TCE-CE e aprovam contas irregulares de Cirilo Pimenta

compartilhar no:
Igor Martins é o presidente da Câmara de Quixeramobim e conduziu a sessão (foto: reprodução)

Região Central: O Tribunal de Contas do Ceará-TCE tem um corpo técnico com profissionais de alta capacidade relacionado a análise de contas de gestores, mas vereadores de Quixeramobim emitiram parecer afirmando que eles se equivocaram em relação a prestação de contas do prefeito Cirilo Pimenta. Os conselheiros chegaram a analisar diversos recursos e mantiveram a decisão por irregularidades.

Os vereadores aliados de prefeito Cirilo Pimenta derrubaram o parecer e aprovaram as contas do político. Os parlamentares disseram que a defesa do aliado estava correta e errado eram os pareces dos técnicos do tribunal. Um trecho do parecer chamou a atenção, os próprios vereadores de intitulam de leigos: “como integrantes da Comissão de Finanças e orçamento entenderam, como leigos que são, que as despesas aplicadas diretamente pela Secretaria de Educação somadas com outras fontes de recursos efetuadas pela Secretaria de Infraestrutura devem ser computadas”.

No entendimento dos vereadores, as despesas da Secretaria de Infraestrutura podem ser computadas para a Secretaria de Educação, o que não é possível, por serem fundos diferentes. O pretexto para a aprovação das contas de Cirilo Pimenta chamou a atenção. O relator foi o vereador François Saldanha, um fiel aliado do prefeito. A votação foi por unanimidade, incluisve com votos da “oposição”.