
Uma operação conjunta realizada entre a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e a Polícia Civil do Estado do Mato Grosso (PCMT) resultou no cumprimento de 12 mandados judiciais expedidos pela Justiça cearense contra alvos de uma investigação policial para elucidar crimes de estelionato em ambiente virtual. Os trabalhos ostensivos aconteceram na manhã desta sexta-feira (28), nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, no estado do Mato Grosso. Dentre as ordens judiciais, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva contra alvos da investigação.
A Operação “Identitas” foi coordenada pela Delegacia Municipal de Quixadá e iniciou após uma mulher ser vítima de uma tentativa de golpe com pedidos de valores através de um perfil falso em um aplicativo de mensagem instantânea. Com o trabalho investigativo, a unidade policial identificou que os mesmos suspeitos teriam realizado golpes em outras vítimas nos estados do Ceará, Goiás e São Paulo.
Com as informações levantadas, a Delegacia Municipal de Quixadá identificou duas pessoas envolvidas com o crime e representou ao Poder Judiciário cearense pela prisão preventiva dos dois suspeitos, sequestro de imóveis e bloqueio de valores em contas bancárias. As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Criminal de Quixadá do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).
Trabalho integrado
Na manhã desta sexta-feira, uma equipe de policiais civis cearenses realizaram diligências no estado do Mato Grosso, com o apoio da Polícia Civil do Estado do Mato Grosso (PCMT). Com as buscas, os policiais civis localizaram e capturaram uma mulher, de 52 anos, natural do estado de São Paulo, e um homem, de 34 anos, natural do estado do Mato Grosso. Ambos os suspeitos estavam sendo investigados por envolvimento no crime de estelionato.
Durante as diligências para o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram apreendidos diversos aparelhos celulares e notebooks utilizados pelos suspeitos, que serão utilizados para subsidiar novas investigações policiais, além de três veículos.
Após as capturas, a dupla foi encaminhada para uma unidade da Polícia Civil do Mato Grosso, onde foram realizados os procedimentos cabíveis para efetivar o cumprimento dos mandados judiciais. Em seguida, os dois capturados foram encaminhados para o sistema penitenciário e foram colocados à disposição do Poder Judiciário.