Jovens cadeirantes de Quixadá realizam sonho de ver o mar em projeto de inclusão

compartilhar no:
Dez jovens foram levados até a Capital e tomaram banho de mar pela primeira vez (Fotos: Prefeitura de Quixadá)

É comum encontrar entre aqueles que moram no sertão, o sonho de conhecer o mar. As questões logísticas e o duro ritmo de vida, tornam esse sonho na maioria das vezes distante. E para quem tem alguma deficiência física, esse sonho parece inimaginável. Mas a Prefeitura de Quixadá mostrou que quando há boa vontade, é possível e levou dez jovens cadeirantes de Quixadá a conhecerem o mar pela primeira vez.

A iniciativa promovida pela Secretaria de Esporte, Juventude e Participação Popular da Prefeitura Municipal de Quixadá, faz parte do projeto “Juventude: um mar de acessibilidade”, em parceria com o programa Praia Acessível da Prefeitura de Fortaleza. O passeio aconteceu nessa sexta-feira (28) e foi acompanhado pelo prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira.

“Muitos deles nunca tiveram a oportunidade. Nós estamos lá no Sertão Central, onde tem uma outra geografia. Trazer esses jovens para vir para uma praia é um momento super especial. Eu fiz questão de estar aqui com eles participando desse momento inesquecível da vida deles, que também vai ser inesquecível na nossa vida”, disse Ricardo, em entrevista ao jornal O Povo.

Ação foi acompanhada pelo prefeito Ricardo Silveira, e encabeçado pelo secretário Davi Pordeus

A caravana saiu de Quixadá por volta das 6h, após recolher os participantes em diversos bairros da cidade, desde as primeiras horas da manhã. Além do banho de mar, os jovens também visitaram a Caixa Cultural, em Fortaleza. Todo o suporte logístico – alimentação, transporte e assistência especializada – foi garantido pela Prefeitura de Quixadá.

O secretário de Esporte de Quixadá, Davi Pordeus, destacou o caráter inovador do projeto. “Essa é uma iniciativa que proporciona aos jovens cadeirantes a oportunidade, para alguns, de conhecer e sentir de perto a imensidão do mar. Buscamos romper barreiras e mostrar que a mobilidade reduzida não pode ser obstáculo para experiências transformadoras”, afirmou.

A atividade contou com o apoio de diversas instituições, entre elas SG Proteção Veicular, SESC, Secretaria de Turismo de Fortaleza, Quixafrut, Aline Fitness e a Associação de Pais e Amigos das Pessoas Especiais de Quixadá (APAPEQ).

O projeto “Juventude: um mar de acessibilidade” reforça o compromisso da gestão municipal com a inclusão social, oferecendo aos jovens com deficiência a chance de vivenciar momentos únicos e reafirmar seu lugar na sociedade.