
Quixadá: Este município, no Sertão Central, está entre as cidades cearenses que serão beneficiadas com a nova estratégia do Governo do Estado para garantir o funcionamento de aeroportos regionais. Nesta quinta-feira (28), foram lançados editais emergenciais para contratação temporária de empresas que assumirão a operação e manutenção de 10 terminais, incluindo o Aeroporto de Quixadá.
A medida foi anunciada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), responsável pela gestão dos aeroportos vinculados ao Estado, e ocorre frente a decisão da Infraero de não mais administrar os hospitais regionais do Ceará.
Segundo a pasta, os contratos terão duração de um ano, sem prorrogação, e têm como objetivo assegurar a continuidade das atividades enquanto não é concluído o processo de licitação definitiva.
Além de Quixadá, também estão contemplados os aeroportos de Aracati, Camocim, Canindé, Crateús, Iguatu, Itapipoca, São Benedito, Tauá e Sobral. A contratação inclui serviços como segurança, gestão de voos, manutenção e fiscalização. Os aeroportos seguem sob regulação da Anac e do Decea. As empresas serão escolhidas pelo critério de menor preço por grupo e terão dois dias úteis para assinar o contrato.
Para o município de Quixadá, a retomada da operação regular do aeroporto representa uma oportunidade de fortalecer a economia local e impulsionar o turismo na região, especialmente em eventos de grande porte como o Festival de Esportes de Aventura, tradicional no calendário da cidade.