
Quixadá: O açude Pedras Branca, responsável pelo abastecimento de Quixadá, segue com um bom nível de água acumulada. Para se ter uma ideia, se comparado com o mês de março do ano passado, o observado este ano é ainda melhor.
De acordo com os dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o reservatório armazena 124,23 hectômetros de água por metro cúbico, representando 27,24% de sua capacidade total.
Para se ter uma ideia, no mês de março do ano passado, o volume medido no Pedras Branca era cerca de 10% menor. O nível só iria melhor naquele mês seguinte.
Considerando uma margem de tempo ainda maior, o observado neste mês de março é o melhor dos últimos dez anos, conforme os dados da Cogerh.
Esse cenário hídrico nem sempre foi assim. Desde 2018 o açude vinha perdendo água para dar conta da demanda do abastecimento humano, e em 2022 chegou ao seu nível mais crítico, desde 2005, data dos dados disponibilizados pela Cogerh.
A recuperação deste cenário de escassez começou em 2023 e em maio do ano passado, o açude atingiu um nível de água confortável, chegando a 35% do total.