Quantos milímetros foi a chuva em Quixadá? Precipitação foi a segunda maior do Ceará

compartilhar no:
Registro de chuva em Quixadá (Foto: @Quixada.ce)

Quixadá: Relâmpagos, trovões e muita chuva. Foi essa a cena que o quixadaense viu, no início da noite dessa quarta-feira (12). A maior precipitação, no entanto, foi percebida por quem mora no alto da Serra do Estevam.

Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), a maior chuva registrada em Quixadá nas últimas 24 horas, foi na localidade de Dom Maurício. O pluviômetro oficial da Funceme instalado lá, marcou 60.5 mm de chuva.

Foi a segunda maior precipitação de todo o estado do Ceará, no período compreendido entre as sete da manhã da última terça-feira (11), até às sete da manhã de quarta. A maior chuva do dia foi em Itapiúna, com uma diferença pequena: 65 mm.

Como Quixadá é um município com uma área geográfica grande, a Funceme tem instalado vários pluviômetros pelo território do município. Essa medida é importante para dar uma noção mais exata da variação da chuva, porque o tanto que chove em um lugar, pode não necessariamente chover em outro.

Para se ter uma ideia, enquanto a chuva em Dom Maurício foi de 60 mm, apesar de todo aquele festival de raios e trovões, a chuva na região do Açude Cedro foi de apenas 13.8 mm. Já no Açude Pedras Branca, a precipitação foi de apenas 4.2mm. A Funceme não informou quanto foi a medida da chuva na região do Centro da cidade.

No Sertão Central, as outras maiores chuvas foram em Ibaretama, com 29 mm; Itatira, com 26 mm; Choró, com 20.4 mm e Madalena, com 16 mm. Em banabuiú choveu apenas 10 mm, segundo as informações do órgão.