
Visando o cumprimento de mandados de prisão a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco/CE) deflagrou a operação “Heresia”. A ação policial, que iniciou nas primeiras horas desta segunda-feira (24), ocorreu, simultaneamente, em 29 municípios do Ceará, além dos estados do Piauí, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. Ao todo, 173 pessoas tiveram mandados cumpridos durante os trabalhos policiais no Ceará e em outros estados. Desse número, 74 mandados de prisão foram cumpridos em unidades prisionais no Ceará. Outros 99 mandados de prisão foram cumpridos contra suspeitos que estavam foragidos. Mais um (01) suspeito foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Além das capturas, 216 mandados de busca e apreensão também foram cumpridos.
Os trabalhos policiais contaram com o efetivo de 1.110 agentes de segurança. A saída de 243 viaturas, na madrugada de hoje (24), foi acompanhada pelo titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Roberto Sá e pelo superintendente da Polícia Federal (PF) no Ceará, José Antônio Franco, além do secretário-executivo de planejamento e gestão interna da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), Álvaro Maciel, do coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Sinval Sampaio, do delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutiérrez, e de outras autoridades. Os detalhes da operação foram apresentados em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (24), na sede da SSPDS, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).
O titular da SSPDS, Roberto Sá, falou sobre a importância da operação para a segurança pública do Estado. “Quero reiterar que nosso propósito é combater sem tréguas todos os grupos criminosos que impactam na segurança do nosso Estado. Temos o programa “Ceará contra o Crime”, que tem trazido investimentos do Governo para nossa área. Essa integração (entre os órgãos do Estado e do Governo Federal) beira a perfeição, mas óbvio que nunca estamos satisfeitos e buscamos sempre melhorar nossas técnicas e nossa relação, mas é importante frisar como essa relação é harmoniosa e respeitosa, seja entre as forças estaduais, quanto federais”, disse o gestor da SSPDS/CE.
A investigação, conduzida pela FICCO/CE, é resultado do acompanhamento sistemático das organizações criminosas e da análise de dados obtidos ao longo das ações de inteligência. Com base nos elementos colhidos, foi possível identificar alvos prioritários e estruturar uma operação coordenada para a neutralização de suas atividades ilícitas. O superintendente da Polícia Federal (PF) no Ceará, José Antonio Franco, reforçou os trabalhos integrados que culminaram em bons números. “Essa é mais uma entrega da Ficco/CE. O Governo Federal vem investindo no combate à criminalidade no Brasil como um todo e no Ceará não é diferente, pois nossa força integrada recebeu aporte tanto financeiro quanto estrutural e, principalmente, aportes de recursos humanos. Tudo isso advém dessa parceria tão bem integrada no nosso Estado. Quero ressaltar que o trabalho continua e as investigações também com foco em capturar os foragidos que não foram presos no dia de hoje”, concluiu ele.
Prisões interestaduais
As ações também ocorreram nos estados do Piauí, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. Na cidade de Teresina, dois alvos, sendo uma mulher, de 29 anos, e um homem, de 20 anos, foram presos. Na cidade de Mossoró, um mandado de prisão foi cumprido em desfavor de um homem, de 51 anos. Já na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, um homem, de 22 anos, também foi preso por força de mandado de prisão.
Flagrante
Durante as diligências, três autos de prisão em flagrante também foram lavrados, sendo dois contra suspeitos que já tinham mandado de prisão em aberto e um terceiro que foi capturado em virtude do flagrante. Os homens foram autuados pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. Um revólver, uma pistola e uma quantidade de drogas também foram apreendidas.