
Na última segunda-feira (17), vinte e duas crianças foram atendidas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Canindé, apresentando sintomas que indicam intoxicação alimentar. Os episódios de mal-estar surgiram após a ingestão de um produto da merenda escolar.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) divulgou o número de casos nas redes sociais e informou que está monitorando a situação. A SMS planeja realizar a coleta de amostras para análise laboratorial, com o objetivo de identificar as causas e fontes da possível contaminação.
Em comunicado, a SMS destacou que todas as crianças foram atendidas rapidamente, passaram por avaliação médica e os responsáveis receberam orientações sobre cuidados, hidratação e medicação. De acordo com a nota, todas as crianças evoluíram bem durante o atendimento e receberam alta.
A Prefeitura de Canindé afirmou que nenhum dos casos exigiu internação ou apresentou gravidade. A situação está sendo investigada pela Polícia Civil do Ceará sob a classificação de “periclitação da vida ou saúde”. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que o alimento supostamente envolvido na intoxicação foi entregue à Delegacia Regional de Canindé e será analisado pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).