Governo Federal reconhece situação de emergência em Russas após ventania deixar rastro de destruição

compartilhar no:
Chuva deixou rastro de destruição na cidade (Foto: redes sociais)

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência na cidade cearense de Russas, atingida por vendaval. A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 14 de fevereiro.

O fenômeno aconteceu no dia 25 de janeiro. Uma forte chuva com mais de 100 mm, banhou o município de Russas acompanhada de um forte vendaval. Placas de energia solar, telhado de residências, placas de publicidade e até o telhado do ginásio do município, foram destruídos. Árvores foram arrancadas com a força do vento.

Dois dias depois, em 27 de janeiro, o município protocolou o pedido ao MIDR, solicitando que fosse reconhecido o estado de emergência em razão do vendaval. A solicitação foi aprovada no dia 14 de fevereiro.

Agora, a prefeitura já pode solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Russas é a única cidade do Ceará, até o momento, este ano, a ter situação de emergência reconhecida por conta de vendaval. Até o momento, o Ceará tem 32 reconhecimentos vigentes, dos quais 22 por estiagem e nove por seca.