O salário dos professores de Banabuiú será reajustado, conforme o percentual estabelecido pelo Piso do Magistério. O reajuste de 6,27% foi assinado pelo prefeito Marcílio Coelho, e anunciado nesta terça-feira (4), na abertura da Jornada Pedagógica do município. O projeto foi enviado à Câmara e aguarda a sanção do Legislativo.
Além do aumento no salário, Marcílio anunciou a ampliação da carga horária de professores efetivos, e disse que o município vai atualizar o plano de cargos e carreiras.
No evento, que reuniu quase uma centena de professores, o gestor banabuiense anunciou ainda a reforma e ampliação da escola de Lagoa da Serra, e a construção de quatro novas salas de aula, na escola Celestino de Sousa.
O reajuste, embora seja um direito assegurado por lei, não tem sido integralmente aplicado em diversos municípios brasileiros, que alegam dificuldades financeiras para cumprir a determinação. A decisão de conceder o reajuste integral ao magistério coloca Banabuiú em posição de destaque diante do cenário de retração fiscal enfrentado por muitos municípios.
Marcílio reafirmou seu compromisso com a educação, priorizando investimentos que impactam diretamente na qualidade do ensino. “Investir em educação é investir no futuro de Banabuiú. Estamos trabalhando para oferecer melhores condições para nossos profissionais, quanto para nossos alunos” destacou o prefeito.