O volume médio de água concentrado nos 157 açudes responsáveis pelo abastecimento dos municípios no Ceará, é o melhor para um mês de janeiro, em 11 anos de acompanhamento da reserva hídrica. O dado é da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
Nesta quinta-feira (30), o volume armazenado nos reservatórios geridos pela Cogerh chegou a 44%. Para se ter uma ideia, comparando com o mês de janeiro do ano passado, o volume armazenado era de 28%.
Desde 2003 a Cogerh mede, mês a mês, o volume total acumulado nos açudes. O dado registrado neste final de janeiro e 2025 não é o melhor dos últimos 11 anos em sequência, mas é o melhor do que outros 11 anos de medição.
O volume registrado no açude Banabuiú, o terceiro maior da região, e estratégico para o abastecimento de municípios do Sertão Central e para o perímetro irrigado do Baixo Jaguaribe, encontra-se estável, ou seja, é o mesmo do observado em janeiro de 2024.
Segundo a Cogerh atualmente 11 açudes estão sangrando, e outros três atingiram uma cota acima de 90% e podem sangrar nas próximas semanas, caso o volume de chuvas se acentue.