Região Central: O município de Senador Pompeu é o único do Sertão Central que compõe uma lista de 38 municípios selecionados a receber um polo de Educação a Distância (EaD). A iniciativa faz parte do Plano de Universalização do Ensino Superior, que é articulado pelo Governo do Estado.
Com a implantação dos polos, prevista para iniciar ainda este ano, o estado poderá oferecer 5.320 novas vagas em cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu) até 2026, com uma média de quatro cursos por polo. Os cursos serão oferecidos principalmente pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) e terão foco na formação de professores, agentes públicos e no alinhamento com as demandas econômicas regionais.
O investimento federal estimado para viabilizar a iniciativa é de R$ 79,8 milhões, e a expectativa é de que os polos funcionem com o apoio de instituições como a Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Regional do Cariri (Urca), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Além de ampliar a oferta de vagas, o projeto reforça o papel da EaD como alternativa inclusiva e acessível à formação acadêmica, especialmente em regiões mais distantes dos grandes centros urbanos. Durante o encontro, o governador destacou a importância da colaboração entre as diferentes esferas de governo e instituições para transformar a educação superior no estado.