Quixeramobim registra uma das mais altas temperaturas do Brasil na primeira semana de janeiro

compartilhar no:
Os índices são considerados críticos e a população deve estar sob alerta (Foto: Maciel Bezerra/Funceme)

Quixeramobim: Não é nenhuma novidade que o calor em Quixeramobim está maior: todo mundo consegue perceber. O próprio Revista Central já abordou o tema em utras reportagens, mas o novo dado não dá nenhuma margem para questionamento. A terra de Antônio Conselheiro teve uma das temperaturas mais quentes do País nos primeiros dez dias deste ano.

A comprovação foi feita pelos equipamentos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Quixeramobim é o único município do Sertão Central que aparece no Top 10 das cidades brasileiras com os maiores níveis de calor.

No dia seis de janeiro, o município aparece nos dados do Inmet como o 9º mais quente, entre os municípios do País. Neste mesmo dia, Quixeramobim também alcançou outro índice impressionante: foi a cidade do Ceará, entre todas as 184 que existem, com a mais alta temperatura observada.

Vale pontuar uma informação: o Inmet não tem um equipamento em cada cidade cearense. Ele escolhe, a partir de critérios demográficos e geográficos, aquela que melhor representa a região. Quixeramobim representa o Sertão Central. Mas há equipamentos em Morada Nova, Iguatu, Crateús e Jaguaruana.

O calor excessivo dos últimos tempos, não é nada restrito e sentido apenas aos moradores de Quixeramobim. Essa semana, um relatório produzido e divulgado pela Copernicus, da União Europeia, mostrou que 2024 foi o ano mais quente da história do planeta, superando o ano de 2023, que até então ostentava o desagradável título.