Quixeramobim e Quixadá são os únicos município da região, até agora, a ter chuvas em 2025

compartilhar no:
Município de Chuva é registrada em Quixeramobim (Foto: Reprodução Whatsapp)

Quixeramobim: Este município foi o único do Sertão Central a registrar chuvas no ano de 2025, conforme os dados da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). Os dados são atualizados diariamente.

Nos primeiros dez dias do ano, Quixeramobim registrou chuva em quatro. As pluviometrias foram em locais diferentes e em milímetros baixos. O maior volume foi registrado na chuva na madrugada de quarta (8) para quinta-feira (9), quando o pluviômetro da Funceme, que fica no SAAE, marcou 13.4 mm.

Apesar do registro em vídeo da curta chuva de ontem em Quixadá, a Funceme não contabilizou a pluviometria. No site do órgão, a informação que aparece é que a cidade não teve registro de chuva.

As chuvas do início do ano são chamadas de chuvas da pré-estação, uma vez que, oficialmente, a quadra chuvosa no Ceará só tem início em fevereiro, se estendendo até maio.

De acordo com a Funceme, o motivo das chuvas dos primeiros dias de janeiro está associado a efeitos locais, tais como, relevo, temperatura, transporte de umidade e efeito de brisa (terrestre e marítima) e também a presença de áreas de instabilidade atmosférica, oriundas da aproximação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

O órgão prevê que nesta sexta-feira (10) os acumulados diários e as chuvas deverão concentrar-se sobre municípios da Serra da Ibiapaba e Sertão Central.