O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão do Governo Federal, renovou o alerta de Perigo, emitido para o Ceará. Todos os 18 municípios da região do Sertão Central estão incluídos no alerta, que tem validade das 11h desta quarta-feira (15), e que é válido até às 10h de quinta-feira (16).
Existem três níveis nos alertas emitidos pelo Inmet: O de Perigo Potencial, que equivale ao Grau 1; o de Perigo, que equivale ao Grau 2; e ainda o de Grande Perigo, que corresponde ao Grau 3. Quanto maior o numeral, maior o nível de perigo. O alerta emitido na região do Sertão Central seria o de Nível 2.
Nestas condições são esperadas chuvas fortes, que podem variar entre 30 mm por hora, e que cheguem a até 100 mm/dia. As chuvas podem vir acompanha de ventos intensos, com rajadas que podem variar entre 60 a100 km/h.
No alerta de Perigo (Grau 2) existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, por isso a população precisa ficar em alerta.
O órgão orienta que a população dos municípios que estão sob o alerta de Perigo, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.