A advocacia do Sertão Central viveu uma noite histórica nesta terça-feira (7), com a posse da nova diretoria da OAB Subsecção Sertão Central para a gestão 2025/2027. O evento, realizado na sede da Subseção, em Quixadá, foi marcado por discursos emocionantes, homenagens e a celebração de um marco importante: a advogada Emanuele Nobre assumiu a presidência, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo em 19 anos de existência da entidade.
A solenidade contou com a presença de autoridades locais, representantes da diretoria da OAB Ceará, do conselho estadual, da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), da Escola Superior da Advocacia (ESA-CE), presidentes de Subsecções e a advocacia da região.
Em seu discurso, a presidente da OAB Ceará, Christiane do Vale Leitão, destacou o simbolismo do momento. “Hoje, celebramos não apenas a posse de uma nova diretoria, mas um marco de representatividade e progresso. A advocacia do Sertão Central ganha uma liderança comprometida e histórica com Emanuele Nobre à frente da subsecção. Somos muitos, somos diversos, somos plurais, mas, em especial, a lutar juntos pela bandeira de uma Justiça mais eficaz. Vamos juntos fazer uma gestão histórica”, ressaltou.
A advogada Emanuele Nobre é a primeira mulher a assumir a presidência da OAB Sertão Central. Ela possui uma longa trajetória de serviços prestados à advocacia da região, tendo ocupado os cargos de vice-presidente (2019-2021) e secretária-geral (2022-2024). “Ser a primeira mulher a presidir esta subsecção é uma grande honra e também uma responsabilidade. Meu compromisso é trabalhar incansavelmente para ampliar as conquistas da advocacia e dar voz a todos os colegas que fazem parte desta história”, afirmou a presidente recém-empossada.
Emocionada a diretora da Subsecção destacou o momento como singular. “Essa noite é única na minha trajetória, não apenas por ser a realização de um sonho, mas também, por que assumo a responsabilidade de representar uma classe tão valorosa. Essa conquista não é apenas minha, é fruto do apoio incondicional da minha família, da confiança dos meus colegas, e da força coletiva da advocacia local”, complementou Emanuele Nobre.
Natural de Morada Nova, Emanuele Nobre é reconhecida como filha adotiva de Quixadá, onde construiu uma sólida trajetória na advocacia. Atua com excelência nas áreas Cível, Imobiliária, do Consumidor e Previdenciária. Além de integrar a diretoria da Subsecção da OAB, a advogada já foi membro do Grupo de Fiscalização da Atividade Profissional na região e exerceu a função de Diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA).
Além da advogada, a diretoria empossada é composta por Leandro Teixeira Gomes como vice-presidente; Artur Rodrigues Lourenço no cargo de secretário-geral; Cibele Faustino de Sousa como secretária-geral adjunta; e Wesllen Nobre Cunha como tesoureiro.
Ainda, os advogados e advogadas Ana Jussara Arcelino Carlos, Edil de Castro Cavalcante, Jairo Cavalcante Cidade, Maria Rochelly Ferreira Dos Santos Amorim e Mírian Melo Brito compõem o Conselho desta gestão.
A Subsecção Sertão Central também conta agora com os conselheiros suplentes, João Victor Da Silva Serafim, Leandro Pereira Fraga, Natanael Alves de Oliveira, Rayanne Almeida de Queiroz, Emanuel Rodrigues da Cruz, Beathriz Rodrigues Lourenço, Rayne da Silva, Magno César Fernandes de Freitas, Marcela Leite Pinheiro Landim e Adrycia Karoline Fernandes Silva.
A chapa “Pela OAB. Por você. – Nº 20”, liderada pela advogada Emanuele Nobre, foi eleita com 203 votos, correspondendo a 100% dos votos válidos.
O presidente da subsecção, durante as gestões de 2019/2021 e 2022/2024, Davi Pordeus, que agora assume o cargo de conselheiro estadual da OAB Ceará, emotivo com o momento, destacou em seu discurso que deixa a presidência da Subsecção com sentimento de felicidade e gratidão. “Passo o bastão com a certeza de que a OAB Sertão Central está em boas mãos. Foi uma honra liderar esta instituição, e tenho plena confiança no trabalho da nova gestão. Foram anos de muito aprendizado, foi uma luta grande para fazer a advocacia se aproximar da Ordem. Parabenizo a Emanuele por seu trabalho na diretoria e sei que como presidente irá continuar o trabalho com comprometimento”, afirmou.
O prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira (PSD), parabenizou todos os empossados. “Tenho certeza que os advogados Emanuele Nobre e Leandro Texeira darão continuidade ao belíssimo trabalho realizado pelo ex-presidente Davi Pordeus nos últimos anos e que a classe advocatícia de toda a região estará muito bem representada”, ressaltou.
O vice-presidente da OAB Ceará, David Peixoto, reforçou a confiança na nova gestão. “A liderança de Emanuele e sua equipe representa a continuidade de um trabalho sólido e o compromisso com os valores que fortalecem a advocacia no Sertão Central”, disse.
O advogado e presidente da Subsecção, nas gestões 2010/2012 e 2013/2015, Gledson Nascimento, fez um regaste da memória e dos avanços da entidade nos últimos anos. “Quero saudar as gerações que trabalharam para hoje ter esse momento marcante na história da Advocacia do Sertão Central. Para isso acontecer deve que existir a luta para criação da subsecção, a luta pelo terreno para a construção da sede, e toda uma união da advocacia da região para conquistar espaço. Muito me honra fazer parte desse ensejo.
Durante a solenidade, a presidente recém-empossada da subsecção empossou os membros do conselho, da diretoria da Caixa de Assistência da Subsecção, e presidentes de comissões temáticas.
Compuseram a mesa da solenidade: a presidente da OAB-CE, Christiane do Vale Leitão, o vice-presidente da OAB-CE, David Peixoto, o secretário-geral, Thiago Morais, o secretário-geral adjunto, Francivaldo Lemos (Vavá), a presidente da OAB Subsecção Sertão Central, Emanuele Nobre, o conselheiro estadual e presidente da OAB Subsecção Sertão Central, gestões de 2019/2021 e 2022/2024, Davi Pordeus, o presidente da Subsecção, nas gestões 2010/2012 e 2013/2015, Gledson Nascimento, o presidente da Subsecção, gestão 2016/2018, Jairo Cidade, o prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, o vice-prefeito de Quixadá, Rômulo Coelho Filho, e o presidente da Câmara Municipal, Luiz Neto Diógenes.
Também prestigiaram a solenidade o presidente da OAB Vale do Jaguaribe, André Feitas, a presidente da OAB Maciço de Baturité, Janaína Nunes, a conselheira estadual da OAB-CE, Clara Petrola, a representante da ESA, Zhandra Carvalho,a primeira-dama de Quixadá, Iaskara Silveira, os vereadores de Quixadá, Jackson Perigoso (PSB) e Renan Almeida(PSD), o representante da Uni Católica, Pedro Rafael, a coordenadora da Casa da Mulher Cearense de Quixadá, Clarissa Baquite, o coordenador da Unipar, Marcos Vinícius, o representante da FADAT, Francisco Silva, o procurador do Município de Quixadá, Nilo Lopes.