EXCLUSIVO: Quase 4 mil raios caíram em Quixadá durante 2024, segundo a Enel

compartilhar no:
Somente em Quixadá mais de 1.300 raios já caíram em 2024, segundo a Enel (Foto: reprodução internet)

Quixadá: Este Município foi o que acumulou o maior número de queda de raios, durante o ano de 2024. Os dados foram obtidos pelo Revista Central junto à Enel, com exclusividade.

De acordo com o levantamento, obtidas por meio do Sistema de Monitoramento e Alerta que monitora, entre outras ocorrências, as descargas atmosféricas no Ceará, caíram 3.781 raios em Quixadá durante todo o ano passado. O município com o segundo maior acúmulo de raios da região foi Quixeramobim, com 3.364 raios. Mombaça aparece em terceiro, com 3.124 raios.

Conforme a Enel Distribuição Ceará, o número de descargas atmosféricas registradas no Ceará em 2024 chegou a 275.624. As cidades mais atingidas no ano passado foram Granja (9.456), Santa Quitéria (9.167), Aurora (6.206), Jaguaretama (5.353) e Cariús (5.309).

Já neste ano, com o início da quadra pré-chuvosa, mais de 7 mil raios já foram contabilizados em todo o Ceará, com destaques para o Cariri (3.034) e o Sertão de Sobral (1.533), conforme os dados da Enel.

Além de chuvas, ventos fortes, queimadas e descargas atmosféricas, o Sistema de Monitoramento e Alerta auxilia na verificação de possíveis ocorrências na rede da distribuidora, possibilitando que técnicos e engenheiros monitorem, em tempo real, todo o Ceará e, em caso de alguma ocorrência, agir de maneira mais assertiva e rápida.

Além disso, o programa conta com previsão de chuvas, monitoramento das áreas e alertas para previsão de riscos para cada local monitorado.

Cuidados dentro de casa durante tempestade:
•     Evitar o uso de aparelhos conectados à tomada, como celulares, tablets, ferro elétrico etc.;

•     Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
•     Evitar consertos de instalações elétricas;
•     Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.