Um ex-vereador foi morto depois de sofrer um ataque de abelhas, na tarde dessa quinta-feira (9), no município de Tianguá. Francisco Eudes Alves Gomes, tinha 70 anos, e não resistiu ao ataque.
Imagens fortes que circularam nas redes sociais, mostram o ex-vereador, que ficou conhecido pelo apelido de Eudim Pirrata, andando como se estivesse desorientado, enquanto várias abelhas pousavam sobre seu corpo e roupa.
As abelhas o atacaram quando Eudim Pirrata fazia uma limpeza em uma plantação de abacate, em uma propriedade rural particular que ele possuía. Outra pessoa, que se protegia do ataque dentro da cabine de uma máquina, gravou as cenas do ataque.
O vereador chegou a ser socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento de Tianguá, mas não resistiu depois de sofrer um choque anafilático.
Ataques de abelhas podem ser fatais devido à grande quantidade de ferroadas que o enxame pode causar em um curto período de tempo, liberando toxinas que sobrecarregam o organismo humano. Cada picada injeta veneno, que pode causar reações alérgicas graves, como anafilaxia, causando surto nas vias aéreas e dificuldade para respirar.
Além disso, o veneno, em altas concentrações, pode afetar órgãos específicos, como os rins e o coração, desencadeando falência múltipla de órgãos. O risco ainda é maior para pessoas alérgicas ou que não recebem atendimento médico imediato, pois a combinação de dor, inflamação e choque anafilático pode ser letal em poucos minutos.