A Enel, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica no Ceará, vai usar um helicóptero para fazer uma vistoria na rede de energia que passa pelos municípios de Quixadá e Banabuiú. A ação é para encontrar pontos com necessidade de manutenção.
A informação foi confirmada pela própria Enel, que confirmou também o investimento de R$ 6 milhões no trabalho com o uso do helicóptero. Outros 11 municípios, mais a Capital, também devem ser vistoriados até o final do mês.
O objetivo é ter uma visão aérea das linhas de distribuição de alta tensão, localizadas em locais afastados das regiões urbanas, onde os carros da companhia não têm fácil acesso. Ao todo, cerca de 5 mil trechos por onde passam os fios, serão vistoriados.
A aeronave é equipada com uma câmera de alta resolução, um aparelho de tecnologia LIDAR (da sigla inglesa Light Detection And Ranging), além de um equipamento termográfico. O equipamento mostra a rede em 3D, a distância dos fios em relação à vegetação, as condições do cabo, conexões, isoladores e pontes quentes da rede elétrica.
A aeronave está essa semana em Sobral, realizando a ação de inspeção, e em seguida segue para outros municípios. Conforme a empresa, a iniciativa faz parte do compromisso da Enel em buscar soluções inovadoras, diminuindo os riscos à segurança dos colaboradores, dos clientes e da população em geral.