Dez municípios do Sertão Central estão com decreto vigente de situação de emergência

compartilhar no:
Centro do município de Solonópole (Foto: reprodução)solonópole

Região Central: Dez municípios que ficam na área do sertão central cearense, estão sob decreto de situação de emergência, conforme o balanço do Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres (S2id). A maioria é por conta da estiagem.

O número foi checado pelo Revista Central. Milhã, Piquet Carneiro, Deputado Irapuan Pinheiro, Mombaça, Boa Viagem, Pedra Branca e Quixadá estão com decreto vigente por conta da estiagem. Já Solonópole, Choró e Madalena estão sob situação de emergência devido à seca.

Em todo o Ceará 27 municípios estão sob decretos de emergência, segundo o balanço do MDR.

Para o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), órgão que rege os decretos dos municípios de todo o país sobre a situação de emergência, Estiagem e Seca são coisas diferentes.

Enquanto Estiagem é período sem registro de chuva causando perda do solo, a seca é uma estiagem prolongada, capaz de causar colapso no abastecimento. Nas cidades sob condição de seca, por exemplo, é comum haver a operação Carro-Pipa.

Os decretos, quando surgem num período de chuvas como agora, costumam causar questionamentos por parte da população que se pergunta como, em pleno período chuvoso, uma gestão decreta situação de emergência por causa de seca ou estiagem.

Conforme a checagem do Revista Central, nenhum dos decretos vigentes no momento foram solicitados este ano. Os municípios precisam reunir provas contundentes da seca ou estiagem, que após enviada ao MDR, ainda vai ser analisada, um processo que demanda tempo.

O último municípios da região a ter a situação de emergência reconhecida pela União, foi Solonópole, que havia protocolado o pedido antes do natal do ano passado, mas só agora, prestes a começar o período chuvoso, é que teve a situação reconhecida.