O tempo e o clima são mesmo uma surpresa. 48 horas depois de chuvas torrenciais e até de previsão de rajadas de vento que poderiam chegar aos 100 km/h, o Ceará amanheceu mais seco hoje, com menos de 50 municípios com chuva. O no Sertão Central, nem pingou sequer.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), choveu em apenas 43 municípios. A maior delas foi em Missão Velha, com 51 mm. Barbalha e Milagres, marcaram 50 mm e 46 mm, respectivamente.
No Sertão Central não houve municípios com chuva. Para esta sexta-feira (17), a Funceme prevê a chance de chuvas isoladas, ou seja, uma nuvem carregada que goteja aqui, e outra acolá, sem muita intensidade.
O padrão meteorológico que trouxe chuvas expressivas para o Ceará entre terça (14) e quarta-feira (15) desconfigou-se tornando o tempo mais estável. Além disso, o centro seco do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que está localizado no leste da região Nordeste, está posicionando em localização desfavorável a precipitações no estado.