
Região Central: Mais chuva deve cair em todo o Ceará nas próximas horas, mas no Sertão Central o fenômeno pode vir acompanhado de trovoadas e de ventania. A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmam a previsão. Este último emitiu nesta manhã um alerta de Perigo que abrange dez cidades do Sertão Central.
Nas últimas 24 horas, a primeira grande chuva da pré-estação de 2025 banhou 90 municípios cearenses, segundo a Funceme. O boletim é alimentado ao longo do dia e fecha ao meio-dia, até lá, as informações podem variar. Até o momento, a maior chuva do estado foi em 102 mm em Independência. No Sertão Central o maior registro foi em Quixadá, com 60 mm, seguido de Boa Viagem com 35 mm e Pedra Branca com 32 mm. Só não choveu em Ibaretama, Itatira, Senador Pompeu e Milhã.
A Funceme está prevendo mais chuva para esta segunda-feira (13), e conforme os meteorologistas do órgão, ela pode vir acompanhada de trovoadas e de fortes rajadas de vento. Caso esse fenômeno se confirme, ele deve acontecer à noite. “No Cariri e sul do Sertão Central e Inhamuns é esperado chuvas isoladas de intensidade fraca a moderada, ocasionalmente forte, e que podem estar acompanhadas de trovoadas isoladas e rajadas de vento”, informou a Funceme.
O Inmet também complementou a provisão do órgão cearense, e emitiu um aviso de Perigo para municípios do Ceará, incluindo dez municípios do Sertão Central. São eles: Banabuiú, Boa Viagem, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Quixeramobim, Piquet Carneiro, Senador Pompeu, Solonópole e Deputado Irapuan Pinheiro.
Nestas cidades o Inmet prevê chuvas que podem variar entre 50 a 100mm, quedas de energia, e ventos com rajadas que podem variar de 60 a 100 km/h. O grau de Perigo nos alertas do Inmet corresponde ao nível 2 numa escala que vai de 1 a 3, sendo.