Região Central: Choró será um dos 118 municípios cearenses que receberá verba complementar da União por conseguir reduzir as desigualdades educacionais entre os estudantes da rede pública. Os dados foram divulgados por reportagem do jornal Diário do Nordeste, do Sistema Verdes Mares.
Par a liberação dos valores do VAAR (Valor Aluno Ano Resultado) em 2025 foi considerada, os dados das edições 2019 e 2023 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a taxa de aprovação calculada com dados do Censo Escolar da Educação Básica 2023. Choró receberá o adicional de 1,5milhão para o FUNDEB).
Para o Secretário de Educação de Choró, professor Pedro Paulo Vidal de Queiroz esta conquista é o “resultado de um trabalho comprometido com o desenvolvimento integral dos estudantes da rede pública municipal, que ao longo dos últimos 8 anos da gestão do então prefeito Marcondes Jucá”. Cita que o município teve equipe orquestrada para cumprir os critérios estabelecidos pelo MEC/FNDE.
O recebimento desse aditivo ao Fundeb 2025, se deve ao fato da rede municipal ter melhorado o aprendizado de estudantes vulneráveis, onde para impetrar essa conquista trilharam na escolha de gestor escolar com base em critérios técnicos (processo seletivo), além de garantir que pelo menos 80% dos alunos participem dos exames nacionais.
A estimativa é que o município, diante da empreitada realizada nos últimos anos em uma gestão contínua e participativa, terá um aumento significativo nos recursos do FUNDEB 2025. O valor que deverá chegar à casa de R$10 milhões a mais nas receitas da educação comparado do ano anterior.
“É bom lembrar que a gestão conseguiu diversas escolas contempladas com o prémio de “Escola Nota 10″ no decorrer dos 8 anos, o que elevou o nome do município aos melhores rankings da região e do estado.”, cita o ex-secretário e atual vereador de professor Pedro Paulo.