Ceará já tem dois açudes sangrando em 2025 e outros cinco com volume acima de 90%

compartilhar no:
Açude Patos, na região do Litoral Cearense, já está sangrando (Foto: divulgação/Cogerh)

O Ceará já tem dois reservatórios vertendo água neste ano de 2025. Na noite desta quarta-feira (15), o Açude Patos, em Sobral, foi o 1º do Estado a verter suas águas, seguido do Forquilha, em município homônimo, na madrugada desta quinta-feira (16). As sangrias se devem às fortes chuvas de pré-estação registradas nesta semana.

A barragem Patos, localizada na Bacia do Litoral, ultrapassou seu volume máximo de 7,55 milhões de m³ pelo 3º ano seguido, dessa vez dois meses, ainda na pré-estação chuvosa. As precipitações desta quarta-feira (15), que chegaram a cerca de 140mm no município, fizeram com o que o acumulado no açude subisse 45% de seu volume total em apenas dois dias.

Já o Forquilha, na região do Acaraú, passou dos 50,1 milhões de m³ também pelo 3º ano seguido, abastecendo a sede municipal, além de comunidades no entorno e indústrias próximas. O acumulado de precipitações no município chegou a 203mm nesta quinta-feira.

De acordo com o Portal Hidrológico do Ceará, outros cinco açudes estão atualmente com cota de armazenamento de água superior a 90%, o que indica que com mais algumas chuvas, eles podem sangrar a qualquer momento. São eles: o Arrebita, em Forquilha; o Jenipapo, em Meruoca; o Caldeirões, em Saboeiro; o Timbaúba, em Miraíma; e o Germinal, em Pacoti.

No Ceará, o volume atual dos 157 açudes monitorados pela Cogerh é de 8 bilhões de m³, equivalente a 43,2% da capacidade máxima.