Canindé e Quixeramobim registram as mais altas temperaturas da região em dezembro

compartilhar no:
Calor bateu recorde em Canindé (Foto: divulgação)

Região Central: Os municípios de Canindé e Quixeramobim encerraram o mês de dezembro, como um dos cinco municípios com uma das mais altas temperaturas registradas naquele mês. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme).

Cinco municípios integram a lista de municípios com a média máxima mais alta entre as cidades monitoradas. Canindé aparece em segundo lugar, registrando uma média de 39,8°, perdendo somente para o município de Barro, que ficou em primeiro lugar no ranking, com uma média de 40,5° naquele mês.

Em terceiro lugar aparece a localidade de Brum, em Jaguaribe, que registrou uma média de 39,6°. Com uma diferença de 0,1° a menos, aparece o município de Quixeramobim, que teve uma média de 39,5° no mês passado.

O calorão que faz em alguns municípios nessa época do ano, não é lá nenhuma novidade. Prova disso é que Quixeramobim já havia ostentado um título semelhante em setembro, quando foi tido pela Funceme como o município com a terceira mais alta temperatura do Estado.

Uma das principais explicações para o aumento das temperaturas no segundo semestre de cada ano, está no deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fenômeno que contribui para as chuvas. Nos meses de BRO-Bró, a ZCIT se afasta para o Hemisfério Norte. Isso resulta em uma diminuição significativa da umidade e das precipitações, deixando o clima mais seco e quente.