Quixadá encerra 2024 como município com maior número de casos de Covid no Sertão Central

compartilhar no:
Centro do município de Quixadá (Foto: Cleyton de Paula)

Região Central: O ano de 2024 encerra com o município de Quixadá ostentando uma marca nada agradável. Entre todos os 18 municípios que compõem a região do Sertão Central, Quixadá foi o que mais acumulou casos de Covid-19. As informações são do IntegraSUS, sistema unificado que computa e acompanha os casos de Covid no Ceará.

Segundo o sistema, foram 307 casos até a manhã do desta segunda-feira (30), data da mais recente atualização do sistema. 22 casos estão em investigação, ou seja, são pessoas com sintomas suspeitos, e aguardam o resultado dos exames para comprovar se estão ou não infectadas.

Diferente do período de pico da pandemia, nos anos de 2020 e 2021, desta vez o IntegraSUS não informa o número de pacientes curados. Portanto, é quase certo que a maioria destes 307 pacientes, já estejam curados.

O dado traz ainda uma informação nas entrelinhas: as cepas do vírus responsável pela covid, e que fizeram o número de novos casos subir desde novembro deste ano, embora não sejam tão perigosas assim, possuem o mesmo risco de proliferação. Ou seja, festas e aglomerações continuam sendo um fator decisivo para que o vírus se multiplique e se instale em mais e mais pessoas, embora seus sintomas sejam leves, se comparados com os casos da pandemia de três anos atrás.

No Ceará como um todo, o número de novos casos de Covid vem diminuindo gradativamente. Por duas semanas consecutivas, as taxas de casos positivos vem caindo. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) analisa que os dados “indicam uma provável redução no número de casos, algo que deverá ser confirmado à medida que os sistemas de informações sejam atualizados.”