A Nestlé confirmou que está recolhendo das prateleiras de todo o país, lotes de produtos da linha Mucilon, após encontrar m análises de rotina, amostra de toxinas causadas por fungos. Os consumidores que já tiverem comprado o produto, devem interromper o consumo imediatamente.
De acordo com a empresa, 20 lotes da marca “Meu Primeiro Lanchinho” dos sabores morango e banana e laranja e banana, foram alvos de recolhimento voluntário. A linha “Meu Primeiro Lanchinho” é feita com snakers, uma espécie de biscoito feito a base de cereais, e não se trata do tradicional preparo de massa usado para mingaus.
O trabalho de recolhimento dos lotes é feito em parceria com autoridades brasileiras. O número dos lotes com os alimentos alterados encontra-se no final da matéria. Em comunicado, a Nestlé confirmou que foram encontradas amostras de Aflatoxina, um tipo de micotoxina produzida a partir da proliferação de fungos. Esse tipo de micotoxina é produzida em alimentos como milho, arroz, nozes e figos, e principalmente em países com clima quente e úmido.
O consumo regular e em grande quantidade de alimentos contaminados com Aflotoxina pode aumentar o risco de câncer de fígado, mas a Nestlé garante, com base nas análises das amostras feitas, que “as quantidades de aflatoxina encontradas nos produtos estão muito abaixo da quantidade necessária para causar qualquer reação aguda e imediata”.
Para se ter uma ideia, em um cálculo feito pela empresa, seriam necessários o consumo de 18kg de Mucilon contaminado, por semana, para apresentar riscos de problemas de câncer, o que equivale ao consumo de 500 pacotes a cada sete dias.
A Nestlé explica ainda que, em caso de posse de algum item alvo do recolhimento, a orientação é não consumi-lo e entrar em contato com o atendimento ao consumidor para devolução gratuita e reembolso.
Os canais disponíveis para isso são o faleconosco@primeirolanchinho.com.br ou 0800-761-2500, que funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h.