Quixadá: Maria Ísis foi o nome mais usado para registrar recém-nascidos em Quixadá, durante todo o ano de 2024. Ao todo, foram 13 registros em Cartório. Maria Eloá aparece em seguida, com 11 registros e Maria Helena com dez registros.
Os dados são do portal Transparência do Registro Civil, mantido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen).
Ísis é o nome da deusa da fertilidade, maternidade e magia, segundo a mitologia egípcia. A palavra “Ísis” deriva do termo egípcio “Aset”, que significa “trono”. De acordo com a revista Crescer, especializada em assuntos de maternidade, o nome é um dos mais comuns em países como Brasil, França, Espanha e Portugal.
De primeiro de janeiro até o dia 23 de dezembro, data da última atualização da plataforma, 258 registros de nascimento foram feitos em Quixadá. A maioria foi de mulheres: 150 crianças do sexo feminino foram registradas contra apenas 108 registros masculinos.
Em todo o Ceará, os três nomes mais usados para registrar bebês também são nomes compostos, e começam com Maria: Maria Cecília, com 931 registros; Maria Alice, com 707 registros; e Maria Ísis, com 674 registros, conforme o portal Transparência do Registro Civil.