O presidente Lula está internado num leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após ter passado por uma cirurgia de emergência, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. De acordo com o boletim médico da unidade, Lula está estável e em observação.
A cirurgia ocorreu durante a madrugada, depois que Lula foi levado a uma unidade do Hospital em Brasília com fortes dores de cabeça. Exames de imagem constataram uma hemorragia no região do cérebro e a necessidade de uma cirurgia às pressas.
Lula foi então transferido para a unidade em São Paulo, onde foi levado para a mesa de cirurgia. O nome do procedimento realizado é craniotomia, a qual é uma drenagem do sangue presente na região do crânio. Segundo o Sírio-Libanês, a cirurgia transcorreu sem intercorrências.
A presença de sangue na região craniana de Lula é decorrente de uma queda, que o petista sofreu em outubro deste ano, em um banheiro do Palácio do Alvorada. Ele chegou a ser submetido a um pequeno procedimento cirúrgico e inclusive teve a cabeça ponteada.
Um boletim médico atualizado será divulgado agora de manhã. Maiores detalhes serão informados em entrevista coletiva prevista para as 9h, no Hospital Sírio-Libanês, Unidade Bela Vista. O presidente segue sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados de Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.