Quixadá: Uma empresa de exploração mineral afirmou que investirá cerca de R$ 25 milhões, na construção de um galpão para o processo de britagem e estoque de lítio. A previsão é de enviar 150 mil toneladas por mês do material partindo de Quixadá, até o Porto do Pecém, pela Transnordestina.
O investimento deve ser feito pela empresa DCL Minerais, que já firmou um contrato com a Transnordestina para transportar o lítio. A carga sairá de Quixadá quando o transporte de cargas ferroviários estiver operando.
O lítio é um tipo de mineral utilizado em larga escala em vários processos industriais, como na produção de baterias de telefone celular, e também na área farmacêutica. Ele também é considerado o principal ativo para tratamento de transtornos de humor na psiquiatria.
“O galpão está com orçamento feito, no início de dezembro será feita uma sondagem da área e, em janeiro, começamos a limpeza do local”, disse Daniel Correa, proprietário da DCL Minerais, em entrevista ao jornal Diário do Nordeste.
O espaço compreenderá uma área de cerca de 350 mil metros quadrados. Inicialmente, cerca de 100 empregos diretos devem ser gerados, e outros 150 indiretos.