Quase 600 novos casos de Covid-19 foram confirmados em pacientes no Ceará, em um intervalo de apenas uma semana. Os dados são da Sesa (Secretaria da Saúde do Ceará), e constam no mais recente boletim da semana epidemiológica (SE) 47.
Conforme o boletim, no período de 17 a 23 de novembro, 599 pessoas testaram positivo. Deste quantitativo total, 54% dos casos são de pessoas que residem em Fortaleza.
Para se ter uma ideia de como a taxa de positividade aumentou, na semana epidemiológica 46, que correspondia ao intervalo entre os dias 10 a 16 de novembro, entre os testes realizados, o número de casos positivos chegou a 15%. Já na SE 47, a taxa de positividade chegou a 27%, ou seja, quase o dobro em relação à semana anterior.
A circulação de duas sublinhagens da variante Ômicron, a XEC e a LP.8.1 podem estar relacionadas ao aumento recente da positividade e da quantidade de casos.
Segundo os dados da Sesa, Aracati acumula 30 casos positivos em uma semana, e é o município que mais confirma pessoas para a Covid-19, depois de Fortaleza. Caucaia aparece em seguida com 27 casos confirmados no período. Eusébio tem 23 testes positivos.