Diplomação dos candidatos eleitos em Quixadá, Banabuiú, Ibaretama e Choró acontece sábado (14)

compartilhar no:
3º Núcleo Regional de Custódia e de Inquérito

Região Central: Vereadores, vices e prefeitos eleitos na disputa eleitoral deste ano em Banabuiú, Choró, Ibaretama e Quixadá, serão diplomados neste sábado (14). A solenidade será presidida pelo juiz eleitoral da 6ª Zona, Dr. Welithon Alves de Mesquita.

A solenidade acontece a partir das 16h, no Fórum de Quixadá, Desembargador Avelar Rocha. Ao todo, devem ser diplomados 54 políticos, sendo quatro prefeitos, quatro vices e 46 vereadores. Destes, 17 são de Quixadá, 11 de Banabuiú, nove de Choró e nove de Ibaretama.

A presença do prefeito eleito de Choró, Bebeto Queiroz, é ainda incerta. O gestor é considerado foragido desde o último dia 5 de dezembro, quando passou a ser alvo de uma prisão preventiva da Polícia Federal no âmbito de uma nova operação.

Diferente de 2020, a solenidade de diplomação deste ano será presencial. Os eleitos que governaram os municípios de Banabuiú, Choró e Quixadá de 2021 até este ano, foram diplomados em 2020 em um evento online. Naquela época, o mundo passava pela pandemia do coronavírus e os eventos presenciais foram cancelados.

A cerimônia de diplomação é o ato que oficializa o resultado das eleições municipais, permitindo os eleitos como aptos a assumir os cargos. Realizada pela Justiça Eleitoral, a diplomação entrega aos prefeitos e vereadores eleitos o diploma que comprova sua eleição, encerrando formalmente o processo eleitoral.

A diplomação é frequentemente confundida com a posse, mas desempenha um papel distinto no ciclo político. Enquanto a diplomação é o ato jurídico que permite e habilita o eleito, a posse, realizada no início de janeiro, é a cerimônia onde o prefeito efetivamente assume suas funções administrativas.