Fortaleza: A Assembleia Legislativa aprovou projetos do governador do Ceará, Elmano de Freitas, nesta terça-feira (16), para a reestruturação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e de todas as suas vinculadas. O Governo visa otimizar, ainda mais, os serviços da SSPDS, da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
As mudanças começam na estrutura da própria SSPDS, com a descentralização das atividades da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), responsável pelo atendimento das chamadas de emergência via, principalmente 190, mas também pelo Disque 192, 193, 911 e 112. Será criada uma unidade da Ciops em Quixadá – Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15), além de núcleos em Baturité, Russas, Canindé e Aracati (AIS 18).
O secretário da SSPDS, Roberto Sá, ressaltou que a reestruturação fortalecerá a interiorização dos serviços. “O governador Elmano realiza, hoje, um ato que alcança o desejo de dar, aos nossos homens e mulheres das Forças de Segurança do Ceará, que já realizam um excelente trabalho, condições de trabalhar mais e ainda melhor, de forma digna, para prestar um serviço para a sociedade, que é a finalidade de tudo o que fazemos. Buscamos aqui atender, cada vez melhor, a população, combater a criminalidade e trazer mais paz para todos”, disse.
Intensificando o trabalho da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) para combater grupos criminosos, deve ser criado o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e uma delegacia especializada em armas de fogo, munições e explosivos (Desarme). A nova delegacia fortalecerá o combate ao tráfico de armas, munições e explosivos, focando no rastreio e nas rotas de entrada e circulação desses materiais ilícitos no Ceará.
Para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), serão criadas as Coordenadorias Regionalizadas do Sul, Norte e Região Central. A mudança tem a finalidade de maximizar a agilidade no tempo de atendimento às solicitações. Ainda estão previstos novos núcleos de Perícia Criminal, Medicina Legal, Laboratorial e Identificação Humana e Perícias Biométricas.