Conheça o cearense reconhecido pelo Guinnes como o homem mais velho do mundo

compartilhar no:
João Marinho, ao centro, ao lado de dois dos seus filhos (Foto: arquivo pessoal)

O “Guinness World Records” confirmou na última semana que o cearense João Marinho Neto, de 112 anos e 52 dias, é oficialmente o homem mais velho do mundo. O título foi conquistado após a morte de John Tinniswood, o britânico que detinha a marca até falecer na última segunda-feira (25).

João Marinho Neto nasceu em 5 de outubro de 1912, na cidade de Maranguape, região metropolitana de Fortaleza, e cresceu em uma família de fazendeiros. Quando ainda era criança, seus pais se mudaram para a zona rural de Apuiarés, no interior do Ceará, onde ele ajudava nas atividades agrícolas desde muito jovem. Aos quatro anos, já acompanhava seu pai no trabalho do campo, cuidando do gado e colhendo frutas das árvores de Juazeiro.

Em 2024, o cearense já havia sido reconhecido pelo LongeviQuest, grupo de pesquisadores em pessoas centenárias, como o homem mais velho da América Latina, após a morte do venezuelano Juan Vicente Pérez Mora.

Atualmente, João segue morando em Apuiarés, mas reside em um lar de idosos devido a um problema na visão, que é sua única complicação de saúde, conforme informado por sua família. Ele é pai de sete filhos, sendo que um já faleceu, e é avô de 22 netos, 15 bisnetos e três tataranetos.

João Marinho Neto foi casado com Josefa Albano dos Santos, com quem teve quatro filhos: Antônio, José, Fátima e Vanda. Sua longevidade e saúde impressionantes seguem sendo motivo de orgulho para sua família e para o Ceará, além de inspirar admiradores ao redor do mundo.