Casa de Saberes Cego Aderaldo e UFC campus de Quixadá lança o Jornal Cultural Beija-Flor

compartilhar no:
Casa de Saberes Cego Aderaldo e UFC campus de Quixadá lança o Jornal Cultural Beija-Flor. Foto: Pedro Matheus

A Casa de Saberes Cego Aderaldo, celebra neste 07 anos enquanto equipamento cultural do Sertão Central mais uma conquista o lançamento do Jornal Cultural Beija-Flor que acontecerá no dia 19 de dezembro, às 19h, nо Quintal da Casa de Saberes Cego Aderaldo. Com a proposta de ser uma janela para as manifestações culturais no território, além de ser um veiculo de comunicação que visa valorizar a riqueza da cultura popular, possibilitando que artistas, mestres da cultura e trabalhadores da cultura fortaleçam a identidade local.

O Jornal Cultural Beija-Flor trará conteúdos diversos, como entrevistas, crônicas, poesias e dicas culturais. Será um espaço dedicado a contar histórias que ecoam no Sertão, além de destacar projetos, eventos e personalidades que marcam o cenário cultural.

O projeto é uma realização da Casa de Saberes Cedo Aderaldo é um espaço da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Estado e é gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), com ao apoio institucional Universidade Federal do Ceará (UFC), através uma bolsa do programa de apoio e incentivo a permanência (BIA).

“A Casa de Saberes Cego Aderaldo tem buscado estabelecer um diálogo com parceiros importantes na área da educação. Dentre esses parceiros, destaco a Universidade Federal do Ceará (UFC) campus Quixadá, que tem realizado um trabalho significativo por meio de seus cursos tecnológicos. Esses projetos de extensão beneficiam loda a comunidade, oferecendo produtos e serviços que são entregues à população local

Um exemplo notável dessa parceria é a criação do Jornal Cultural Beija-flor. resultado da colaboração entre estudantes de Design e do curso de Tecnologia da Informação que estagiam na CSCA, sob a coordenação da área de Comunicação da Casa. Esses estudantes desenvolvem projetos a partir do conhecimento científica, aplicando-o a uma politica cultural do estado do Ceará Este jornal proporcionará mais espaços para a divulgação e promoção da arte e cultura, além de fomentar o dialogo sobre as diversas atividades e acontecimentos culturais no território do Sertão Central afirma Michelle Maciel, coordenadora da Casa de Saberes Cego Aderaldo.

Com circulação trimestral, o jornal sera distribuido gratuitamente na Casa de Saberes e em pontos estratégicos da cidade do Sertão Central, além de estar disponível digitalmente em uma plataforma online, ampliando seu alcance para um público ainda maior.