Cartórios de Quixadá e Quixeramobim emitem mais de duas mil certidões de nascimento em 2024

compartilhar no:
Cartório Bezerra é localizado na cidade de Quixadá (foto: Google)

Região Central: 1.107 pessoas foram registradas em Quixadá neste ano de 2024, é o que revela a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). Desse total, 88 crianças estão apenas com os nomes de suas mães, ausentes os nomes dos pais em seus registros de nascimento.

Ainda conforme a Arpen, apenas duas pessoas tiveram reconhecimento de paternidade seja por livre e espontânea vontade ou por ordem judicial em Quixadá. A nível Brasil, 158.668 foram registrados sem os nomes dos pais. No Ceará esse total é de 7.346.

Em Quixeramobim, foram registradas 1.114 crianças e dessas apenas 70 estão com apenas os nomes das mães. Ainda conforme os dados, no ano de 2023 foram registradas 1.256 pessoas naquele município, uma redução 142. Quixadá também reduziu, mas apenas 6, uma vez que em 2023 os cartórios fizeram apenas 1.113 certidões de nascimento.

Em média são registradas três crianças por dia nos dois maiores município da Região Central do Ceará. Quixadá e Quixeramobim dispõem de hospitais maternidades. No total foram registradas 2.221 crianças.

Importante informar que há diferença de nascidos no município para registrados. Uma criança pode nascer por exemplo no Hospital Maternidade Jesus Maria José e ser registrado em qualquer outro município.