Agricultores de Banabuiú e Ibicuitinga terão que devolver sementes do Hora de Plantar

compartilhar no:
Agricultor prepara o plantio de milho no Ceará (Foto: Nildo Vasconcelos/SDA)

Região Central: Dois municípios do Sertão Central ficaram de fora da medida assinada pelo governador Elmano de Freitas, que isenta agricultores de serem obrigados a reembolsarem as sementes e mudas através do programa Hora de Plantar.

133 municípios que tiveram perda de safra comprovada, durante o período de chuvas deste ano, não serão obrigados a devolverem as sementes. Na região do Sertão Central, apenas em Banabuiú e Ibicuitinga os agricultores terão que fazer a devolução.

O Hora de Plantar é um programa de distribuição de sementes para ajudar agricultores no plantio de frutas e legumes. Ao invés de comprar essas sementes, o Governo do Estado distribui de graça. Para que esse banco de sementes nunca fique escasso, uma das regras do programa prevê que em caso de boas chuvas e boa safra, o agricultor devolva 50% dos grãos que recebeu.

Banabuiú e Ibicuitinga ficaram de fora da medida, mas, na teoria, isso significa algo bom: é sinal que a safra nos dois municípios foi boa, e que após a colheita os produtores poderão ressarcir o banco de sementes, sem que isso lhes cause prejuízo.

Conforme a medida, o recurso pago pelo agricultor familiar após a colheita, será incorporado ao Fundo de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fedaf) para projetos produtivos da agricultura familiar.